Entrada de Nota Fiscal com Produtos Novos
Ao realizar a entrada de uma Nota Fiscal de terceiros, no sistema, é necessário que o(s) produto(s) da Nota Fiscal esteja(m) cadastrado(s) em nossa ferramenta.
O surgimento da Nota Fiscal Eletrônica (xml) tornou possível efetuar esse cadastramento durante o processo de lançamento da Nota Fiscal dando mais agilidade ao processo.
Antes de prosseguir precisamos entender como o sistema faz para relacionar o produto da nota fiscal do fornecedor com os produtos cadastrados em nossa base.
Partindo do ponto de vista de que um produto pode possuir mais de um fornecedor e que cada fornecedor vai ter a sua própria codificação de referência do produto precisamos de alguma forma poder criar um relacionamento entre o produto do fornecedor e a forma com que ele se encontra cadastrado em nosso sistema.
A imagem a seguir nos mostra aonde devemos realizar esse relacionamento:
Na tela de entrada de Nota fiscal > Carrega XML você vai efetuar o carreamento do xml do fornecedor, conforme imagem a seguir:
O sistema vai inserir automaticamente os produtos do fornecedor que possuem relacionamento com os produtos cadastrados no sistema.
Caso não encontre, irá apresentar a tela de Cadastro de Produtos em Grade, conforme imagem a seguir:
Na grade será apresentada uma linha para cada produto da Nota fiscal que não possui a referência do fornecedor vinculada, conforme visto anteriormente.
Nela você vai encontrar os campos necessários para que possa ocorrer o cadastramento do produto, a respectiva entrada no estoque, os dados de ICMS, impostos e os demais campos relacionados a venda. Importante ressaltar que se a empresa trabalha com mais de uma tabela de preços e/ou mais de um tipo de preço, na tela apenas é possível informar um preço de venda.
O sistema insere as informações básicas do produto, caso exista a necessidade, pode-se adicionar mais dados através da tela de cadastro de produtos.
Os campos (Ref. Fornecedor, CST COFINS, CST PIS) NÃO podem ser alterados na grade, pois já são registrados automaticamente com base na Nota Fiscal de entrada.
Após preenchimento dos dados, clicando no botão verde (OK), o sistema irá apresentar a seguinte mensagem confirmando a operação:
ATENÇÃO:
É importante ressaltar que esse processo só é indicado nas situações em que você não tenha o produto cadastrado. Se você já tem o produto cadastrado deve-se editar o cadastro do produto e adicionar a referência do fornecedor, pois caso você compre o mesmo produto de vários fornecedores e realize esse processo, ocorrerá a duplicidade de cadastro e isso torna a base de dados desorganizada.