Recadastramento de Nota Fiscal
Existem situações em que por algum motivo podem ter sido eliminadas as informações de uma nota fiscal e, nesse caso, faz-se necessária uma forma de inserir esse documento novamente no sistema. O sistema disponibiliza uma opção para recadastramento de nota fiscal, conforme você pode verificar na instruções a seguir:
Antes de efetuar o processo de recadastramento de Nota Fiscal, deve primeiro ser feita a configuração da serie da Nota Fiscal. Para efetuar o processo de configuração você deve ir em, Apoio > Configurações > Nota Fiscal, conforme imagem a seguir:
Selecione a série que será emitida a Nota Fiscal e clique em altera definições, conforme imagem a seguir:
Em seguida MARQUE a opção Nota Manual,conforme imagem a seguir:
Termine usando o botão de “voltar”, que ele salva automaticamente as alterações. Na tela inicial do TUTOM vá em, Faturamento > outras opções > Recadastramento de Nota Fiscal, conforme imagem a seguir:
Após clicar na opção o sistema vai apresentar uma tela para preenchimento da data da emissão e data de saída. Nesse campo você deve informar a data da Nota Fiscal original, conforme imagem a seguir:
No menu superior do sistema, clique em incluir para iniciar o recadastramento, conforme imagem a seguir:
A tela de recadastramento se assemelha muito com a tela de ordem de faturamento, o que facilita o preenchimento por parte do usuário. Nesta tela, deve ser preenchido normalmente como uma Nota Fiscal comum, a única diferença é que você tem que copiar a Nota Fiscal que já foi emitida anteriormente.
Após preenchimento, clique em e vá confirmando as mensagens, da mesma forma que faria em uma emissão comum, entretanto, irá ser apresentada uma tela conforme imagem a seguir:
Nesta tela você informa o número da nota fiscal que você está recadastrando.
Após clicar no botão OK o sistema vai apresentar a tela de motivo da Nota Fiscal manual, conforme imagem a seguir:
Após inserir o motivo, clique no botão oK .
Após concluir o registro das notas que necessita, você deve desmarcar a opção Nota Manual que havia marcado no início deste artigo, conforme imagem a seguir:
NOTA: Nunca efetue esse processo no período de faturamento da empresa, pois a configuração de nota manual interfere diretamente no processo de emissão de notas fiscais normais.