Configura Certificado Digital CB-ECF

A partir na exigência do bloco X surgiu a necessidade de configurar um certificado A1 ou A3 no CB-ECF para poder efetuar a assinatura dos xml's que devem ser enviados ao Sefaz. Para efetuar as devidas configurações você deve clicar nas opções de menu conforme imagem a seguir:

Após clicar nessa opção vai aparecer uma tela para realizar as configurações do certificado, conforme imagem a seguir:

 

Campo

Descritivo

Tipo do Certificado

Existem dois tipos de certificado A1 e A3.O certificado A1 é um certificado do tipo arquivo, ou seja, ele é copiado para dentro da máquina e não existe um dispositivo auxiliar para mantê-lo. O certificado A3 é um certificado que necessita de uma dispositivo para armazená-lo (token ou cartão) e ele não é instalado na máquina.

Senha

Nesse campo você deve informar a senha de acesso que foi criada ao gerar o certificado.
IMPORTANTE: Quando o certificado é A3 existe um número de tentativas e em alguns casos exceder o número de tentativas pode bloquear o certificado permanentemente.

Alias

Essa informação é necessária em alguns tipos de certificado A3.

Testa Assinatura

Após realizar as configurações você pode fazer um teste de assinatura para garantir que o certificado está devidamente configurado.

 

Caso o seu certificado for do tipo A1:

  • Após clicar no botão , será apresentada uma tela solicitando o caminho de origem do certificado. Selecione o certificado para que possa ser concluída a configuração.NOTA1: Esse caminho origem só vai ser acessado uma única vez, pois o CB-ECF faz uma cópia interna do certificado.

  • O teste de assinatura só funciona após a execução desse procedimento. 

 Caso  o seu certificado for do tipo A3:

  • Você vai precisar configurar um arquivo cbecf.properties na pasta c:\cbsistemas\cbecf conforme exemplo a seguir:

arguments= -Dsun.security.ssl.allowUnsafeRenegotiation=true -Djava.security.debug=sunpkcs11,pkcs11