SPED FISCAL - Gerando Bloco K
O que é o Bloco K e qual o seu objetivo?
O Bloco K nada mais é do que uma versão digital do Livro de Controle de Produção e Estoque, ou seja é um relatório de estoque e produção no SPED Fiscal. O objetivo da Receita Federal é diminuir/acabar com a sonegação fiscal, ato considerado crime de acordo com a lei N° 4.729, de 14 de julho de 1965.
Como Gerar o Bloco K do SPED Fiscal?
Para gerar o Bloco K do SPED Fiscal deve ir no menu Apoio > Rotinas Especiais > Sped Fiscal ICMS/IPI, ira abrir a seguinte tela:
Todos os itens em VERMELHO são obrigatórios para gerar o arquivo do Sped Fiscal, a grande mudança se encontra na imagem a seguir:
Em destaque dentro da caixa vermelha existem 4 opções que seriam K200 , K210 , K230 e K280, pode ser selecionada uma ou mais opções dependendo da necessidade e de qual informação foi solicitada. Em caso de duvida consulte a sua CONTABILIDADE para saber qual ou quais gerar. A seguir segue uma breve explicação de cada uma das modalidades:
K200 - Tem o objetivo de informar o estoque final escriturado do período de apuração informado no REGISTRO K100.
K210 - Seria a "Desmontagem de mercadorias - Item de origem", e apresenta os produtos que saíram do estoque para serem "desmontados" ou seja o produto X é "Desmontado" gerando Y e o Z. O produto X é o Item de origem.
K230 - Tem o objetivo de informar a produção acabada de produto em processo e produto acabado, inclusive daquele industrializado para terceiro por encomenda, ou seja seria o produto Y e o Z do exemplo anterior.
K280 - Seria a " Correção de Apontamento - Estoque Escriturado" tem o objetivo de escriturar correção de apontamento de estoque escriturado de período de apuração anterior, escriturado no Registro K200.
Base Legal: Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital - EFD-ICMS/IPI da Receita Federal do Brasil.
Recomendamos entrar em contato com a contabilidade para esclarecer qualquer dúvida em relação aos registros que devem ser gerados e um melhor esclarecimento em relação o bloco K.